Avançar para o conteúdo principal

.

Campeonato da Europa 2013: Selecção feminina tenta qualificação na Roménia e na Croácia.

A Selecção Nacional de Seniores Femininos parte amanhã, às 6h50, de Lisboa rumo à cidade romena de Piatra Neamt, onde disputará, de 6 a 8 de Setembro, juntamente com a Roménia, a Grã-Bretanha e a Croácia, o 1º torneio da Poule D da 2ª Ronda de qualificação para o Campeonato da Europa de 2013. O 2º torneio será realizado na Croácia (Rovinj-Valbruna), de 13 a 15 de Setembro.

Após ter cumprido hoje o seu último treino no Colégio Internato dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia, a selecção orientada por Fernando Luís, Seleccionador Nacional, e Filipe Lacerda, Treinador Adjunto, mostra-se preparada para enfrentar as selecções da Grã-Bretanha, da Roménia e da Croácia.

Filipe Lacerda destaca a forma como os treinos bidiários decorreram e a importância que tem para o grupo de trabalho o facto de a Selecção Nacional ir defrontar adversárias com nome no panorama internacional.
“A preparação foi óptima. A primeira semana de trabalho serviu para a equipa técnica aprofundar o conhecimento sobre algumas jogadoras. Algumas atletas trabalham connosco desde a Selecção de Juniores, mas há outras que fazem parte dos estágios da Selecção Sénior pela primeira vez e pudemos conhecê-las melhor ao longo destas duas últimas semanas.
Este grupo de trabalho interiorizou bem aquilo que a equipa técnica pretende. É pouco tempo, é verdade, mas tem estado tudo a correr bem, melhor até do que aquilo que pensávamos no início dos trabalhos”.

O Treinador Adjunto da equipa das quinas olha primeiro para o seu próprio campo e só depois para o do adversário:
“O que interessa é apagar primeiro os fogos dentro da nossa própria casa. É esse o nosso princípio-base. Não adianta nada estar a pensar na forma como joga o adversário sem primeiro termos a nossa equipa pronta para o defrontar.
O que nos interessava primeiramente era organizar uma filosofia de jogo. Estamos a conseguir esse objectivo e as jogadoras estão a ver que retiram outro proveito desta forma de jogar.
Competição é sempre competição e, na Roménia e na Croácia, elas vão ver algo bem diferente daquilo a que estão habituadas no Campeonato Nacional da I Divisão.
Sem querer tirar mérito a ninguém, o nível de jogo das jogadoras que vamos encontrar nesta poule é muito mais elevado.
Precisamos de ter a noção que, para jogarmos a nível internacional, temos de possuir uma capacidade muito grande de trabalho e uma personalidade forte ou tudo se tornará muito complicado”.

O choque mais forte dar-se-á nos primeiros jogos...
“Aqui não há grandes segredos. Ou estão prontas... ou não. Daí que os primeiros jogos sejam sempre importantes. Não vale a pena estar a elaborar grandes teorias e dizer que é possível fazer isto ou aquilo.
O mais importante para nós é tentar reunir um grupo de jogadoras com personalidade forte e sem medo de entrar em acção. A partir daí, tudo poderá correr bem melhor.
Aliás, nós estamos preparados para correr sempre atrás do prejuízo porque até agora foi sempre assim em confrontos com selecções deste gabarito.
A selecção da qual temos um conhecimento mais reduzido é a Croácia. A equipa técnica da Selecção Espanhola facultou-nos alguns vídeos de jogos com a Roménia o que facilitou também a preparação do nosso trabalho. Porque algumas jogadoras terão os seus fantasmas, mas é importante para elas verem que as suas adversárias são fortes, mas não são infalíveis e também têm as suas debilidades e insegurança.
E isso abre-nos a possibilidade de crescermos nós no jogo, se desenvolvermos o nosso Voleibol com consistência”.
CAPITÃ DANIELA LOUREIRO:
"ESTAMOS A FORMAR UM BOM GRUPO"

Daniela Loureiro é a capitã de uma equipa motivada:
“Estamos a trabalhar há duas semanas e creio que tem sido uma boa preparação. Nestas duas semanas realizámos um trabalho árduo. Toda a gente deu tudo o que tinha nos treinos e creio que conseguimos crescer como equipa.
Este grupo foi renovado e tem muitas atletas novas, 17, 18 e 19 anos, e acho que estamos a conseguir elaborar um excelente trabalho e a formar um bom grupo para a poule de qualificação”.

As jogadoras têm consciência de que vão defrontar adversárias muito fortes...
“Todos os nossos adversários são difíceis. Teoricamente, a Grã-Bretanha, que começa a dar os primeiros passos a sério na modalidade, seria o mais acessível, mas preparou-se bem para os Jogos Olímpicos de 2012, tendo mostrado em Londres que está mais forte, e agora vai disputar esta poule já com muita rodagem e também muito ritmo de jogo.
No entanto, esta equipa está a trabalhar para dar o seu melhor e tentar fazer algo diferente nos dois torneios de qualificação, frente à Roménia, à Croácia e à Grã-Bretanha”.

Para isso acontecer...
“Antes de mais, precisamos de estar unidas. Antes de pensarmos nas equipas adversárias, é preciso trabalharmos para nós. Só após conseguirmos isso, se formos uma equipa unida, teremos todas as hipóteses de fazer um bom trabalho na Roménia e na Croácia”, conclui.


Comitiva
 
Nome
Data Nasc.
Clube
1
Fabiola Gomes
14-10-1989
CS Madeira
3
Beatriz Santos
10-08-1995
Leixões SC
5
Dulce Machado
16-10-1981
CD Ribeirense
6
Joana Polido
02-08-1992
CF Belenenses
8
Núria Lopes da Silva
26-12-1991
Murcia
11
Maria Miguel Baptista
25-02-1995
Leixões SC
12
Vera Silva
25-02-1986
SC Braga
13
Marta Hurst
07-07-1992
GDC Gueifães
15
Marina Costa
08-06-1993
SC Braga
16 Filipa Diaz Ferreira 20-08-1992 Leixões SC
14 Aline Rodrigues 05-09-1987 CF Belenenses
17 Daniela Loureiro 17-08-1987 CF Belenenses
Equipa Técnica
Team Manager Nuno Nunes
Treinador Principal Fernando Luís
Treinador Adjunto Filipe Lacerda
Fisioterapeuta Diogo Barata

fonte: FPV

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vanessa Rodrigues renova com o Famalicão Vólei AVC

Vanessa Rodrigues, sete vezes Campeã Nacional sénior , vencedora de cinco Taças de Portugal e 1 Supertaça de Portugal , chegou a acordo com o  Famalicão Vólei AVC e vai continuar a representar o clube pelo qual conquistou o "Triplete" na última época.

Porto Vólei 2014 começa a dar que falar

Este fim-de-semana, o novo clube de voleibol da cidade do Porto esteve presente no AMB Volleyball Tour 2014, em Gondomar, nos escalões de juvenis, juniores e seniores femininos.

FAMALICÃO VÓLEI CAMPEÃO NACIONAL DA ELITE

CAMPEÃS NACIONAIS 2015/2016 O Famalicão Vólei AVC sagrou-se no passado domingo, dia 24 de Abril, Campeão Nacional de Seniores Femininos ao vencer, pela margem máxima, o Porto Vólei, no 4º Jogo do Playoff da I Divisão Elite.

Voleibol feminino não pára!

Com o primeiro jogo do playoff final da I Divisão de Elite 2015/2016 marcado para a Páscoa (26 de Março) e a Final Four da Taça de Portugal 2016 a realizar-se no fim-de-semana anterior, o Famalicão Vólei AVC e o Porto Vólei folgam amanhã e domingo.

Vanessa Rodrigues considerada MVP

Troféu Sovolei - Melhor Jogadora A distribuidora do Clube Académico da Trofa, Vanessa Rodrigues , foi considerada a jogadora mais valiosa do 3º Torneio Município da Trofa. A escolha foi feita pelos treinadores das 6 equipas que estiveram em competição. A classificação final do troféu ficou da seguinte forma: 1º - Vanessa Rodrigues (CA Trofa) - 10 pontos 2º - Sara Souza (CA Trofa) - 4 pontos 3º - Erica Calcaterra (CD Ribeirense) - 3 pontos 4º - Tamara Hoffman (CA Trofa) - 3 pontos 5º - Luana Gomes (CD Ribeirense) - 3 pontos 6º - Maria Carlos (CA Trofa) - 1 ponto