Avançar para o conteúdo principal

.

«A Xama do espírito olímpico»

O êxito retumbante da primeira edição dos Jogos da Lusofonia, realizada em Macau, ainda ecoa, mas a verdade é que a história da competição não poderia ter tido melhor seguimento, pois será Portugal a receber, em Lisboa, nos dias 11 a 19 Julho do corrente ano, os 2.ºs Jogos da Lusofonia.

Em 2006, o Voleibol subiu ao pódio por cinco vezes nos 1.ºs Jogos da Lusofonia, organizados pela Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP) e disputados em Macau.
As selecções portuguesas de Indoor, em masculinos e em femininos, conquistaram a medalha de ouro.
Na Final, a Selecção Nacional de Femininos derrotou, por 3-0, com parciais de 25/18, 25/14 e 25/16, a sua congénere de Macau.
A Selecção Nacional de Seniores Masculinos subiu ao lugar mais alto do pódio ao vencer, por 3-0, com parciais de 25/16, 25/14 e 25/18, a Selecção de Macau.
Pedro Rosas/José Pedrosa (prata) e Miguel Maia/Rogério Lopes e Sandra Castro/Juliana Antunes (bronze) conquistaram mais três medalhas para Portugal, no último dia de competição do torneio de Voleibol de Praia.
Ana Freches/ Rosa Costa, dupla campeã nacional em 2005 e 2006, ficou no 4.º lugar.

Os jogos de Voleibol Indoor serão realizados no Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso nos dias 10, 11 e 12 de Julho, enquanto as partidas de Voleibol de Praia terão como palco a Praia de Santo Amaro de Oeiras, nos dias 16, 17, 18 e 19 de Julho.

Objectivos. A exortação do ideal olímpico, com as suas componentes de civismo e desporto, é um objectivo essencial dos Jogos da Lusofonia, disputados de três em três anos.
A partilha de laços afectivos, a criação de um ambiente de festa e o fair-play, valorizando a verdade desportiva, são metas paralelas que servem de cenário à reflexão sobre o futuro das políticas desportivas da Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP), no contexto de desenvolvimento e afirmação dos países lusófonos.

Logótipo com Xama. O logótipo dos 2.ºs Jogos inspira vitória, energia e afectividade.
O logo recorre à imagem de um atleta, celebrando a vitória com uma fita multicor, obedecendo ao lema «União mais forte que a Vitória», num apelo ao fair-play e à união entre atletas.

Xama é a mascote e, tal como todos os participantes desta competição, irradia energia e vivacidade, entregando-se de corpo e alma em cada prova.
É uma adepta do espírito desportivo: em cada etapa, tal como os atletas, quer superar os seus próprios limites.

RTP transmite. A Rádio e Televisão de Portugal assinou um protocolo com a Comissão Organizadora dos Jogos da Lusofonia (COJOL), que assegura a transmissão pela RTP dos 2.ºs Jogos.
No caso da transmissão televisiva, enquanto «Oficial Media Partner» e «Televisão Oficial dos Jogos da Lusofonia», a RTP efectuará a cobertura deste evento desportivo e participará na operação de «Host Broadcaster» a desenvolver pela COJOL.

fonte: F.P.V.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Vanessa Rodrigues renova com o Famalicão Vólei AVC

Vanessa Rodrigues, sete vezes Campeã Nacional sénior , vencedora de cinco Taças de Portugal e 1 Supertaça de Portugal , chegou a acordo com o  Famalicão Vólei AVC e vai continuar a representar o clube pelo qual conquistou o "Triplete" na última época.

Porto Vólei 2014 começa a dar que falar

Este fim-de-semana, o novo clube de voleibol da cidade do Porto esteve presente no AMB Volleyball Tour 2014, em Gondomar, nos escalões de juvenis, juniores e seniores femininos.

FAMALICÃO VÓLEI CAMPEÃO NACIONAL DA ELITE

CAMPEÃS NACIONAIS 2015/2016 O Famalicão Vólei AVC sagrou-se no passado domingo, dia 24 de Abril, Campeão Nacional de Seniores Femininos ao vencer, pela margem máxima, o Porto Vólei, no 4º Jogo do Playoff da I Divisão Elite.

Voleibol feminino não pára!

Com o primeiro jogo do playoff final da I Divisão de Elite 2015/2016 marcado para a Páscoa (26 de Março) e a Final Four da Taça de Portugal 2016 a realizar-se no fim-de-semana anterior, o Famalicão Vólei AVC e o Porto Vólei folgam amanhã e domingo.

PlayOffs definidos!

Este fim-de-semana, Porto Vólei e CD Ribeirense confirmaram as suas passagens à fase seguinte, na I Divisão Elite e na I Divisão, respectivamente.